Equipamentos de reabilitação

ESTAÇÃO DE MUSCULAÇÃO MULTIFUNÇÕES

Estação de musculação multifunções é um aparelho destinado ao fortalecimento muscular por meio de exercícios resistidos para membros superiores e inferiores. Os exercícios realizados na estação podem ser trabalhado de forma isotônica ou isométrica, sendo os principais grupos musculares: Peitoral, dorsal, bíceps, tríceps, abdome, quadríceps, tríceps sural (panturrilha), adutores e abdutores de membro inferior.

CICLOERGÔMETRO ATIVO

O cicloergômetro ativo é um recurso terapêutico para membros superiores e inferiores, destinado ao trabalho aeróbico com intuito de favorecer o condicionamento cardiovascular de pessoas com restrições de movimentos. É utilizado de maneira ativa e permite ajuste de resistência, possibilitando o aumento gradual da dificuldade.

No setor de Terapia Ocupacional o cicloergômetro ativo é um recurso terapêutico para membros superiores, destinado a favorecer ganho e/ou manutenção da movimentação ativa, força muscular, flexibilidade e coordenação motora. Pode ser utilizado de maneira ativa e/ou ativa-assistida, com um ou com os dois braços.

CICLOERGÔMETRO PASSIVO

O cicloergômetro passivo é um recurso terapêutico para membros superiores e inferiores, destinado à mobilização passiva contínua de membros superiores e membros inferiores. Neste recurso, é possível regular a velocidade e resistência do equipamento, além do tempo de terapia. Os benefícios observados são melhora da circulação, diminuição da rigidez muscular e amplitude de movimento das articulações.

BICICLETA ERGOMÉTRICA HORIZONTAL E VERTICAL

A bicicleta ergométrica é um aparelho destinado ao trabalho aeróbico que possibilita melhorar a capacidade cardiovascular, diminuir impacto e prevenir lesões de tendões e articulações dos membros inferiores. São observados benefícios como melhora do trofismo muscular dos membros inferiores, melhora do funcionamento das articulações envolvidas, ativação da circulação periférica, além de possibilitar gasto calórico.

A bicicleta ergométrica horizontal possui encosto, sendo indicada aos pacientes com déficit de equilíbrio e com quadros de lombalgia. Diferente da bicicleta vertical que mantém o paciente sem sustentação de tronco durante a atividade física.

ESTEIRA ERGOMÉTRICA E SUSPENSOR

A esteira ergométrica é projetada com uma plataforma instrumentada que emite feedback visual e auditivo em tempo real, de modo a orientar o paciente sobre o padrão de marcha correto. O comprimento do passo, velocidade, simetria do passo (distribuição da carga do membro inferior esquerdo e direito) são diretamente dirigidos. A passada que o paciente realiza é comparada à passada desejada, tanto na exibição em tempo real como na documentação por meio de gráficos.

A esteira pode ser utilizada de forma livre ou com o Suporte Parcial de Peso Corporal que permite ao terapeuta auxiliar no avanço do membro inferior durante a marcha, quando necessário.

O Suspensor Parcial de Peso Corporal (SPC) incorpora um sistema de suspensão dinâmicaque acomoda o deslocamento vertical do centro de gravidade que ocorre durante a marcha normal.

O SPC auxilia no ciclo da marcha e permite suspender de forma variável os membros inferiores, de acordo com a capacidade individual do paciente e assistir o equilíbrio por intermédio da estabilização do tronco.

Este recurso é indicado aos pacientes que apresentam limites de tolerância ao esforço e padrões anormais de marcha.

Dentre os benefícios observados, pode-se mencionar a melhora do equilíbrio e a coordenação motora; melhora da força muscular e amplitude de movimento; aumento da capacidade cardiovascular e endurance.

PRANCHA ORTOSTÁTICA MOTORIZADA

A prancha ortostática motorizada é um recurso terapêutico indicado para propiciar o ortostatismo (deixar o paciente na posição em pé). Consiste em um sistema de inclinação elétrica de 0º a 90º, com controle remoto de fio. O paciente é posicionado na prancha e vai assumindo a posição vertical gradativamente. Traz benefícios como melhora da função respiratória, vesical, musculoesquelética e estimulação proprioceptiva (percepção do corpo no espaço).

CICLOERGÔMETRO ERGYS

O Cicloergômetro ERGYS utiliza estimulação elétrica funcional computadorizada para permitir que pessoas com lesão medular possam pedalar ativamente mesmo sem os movimentos voluntários dos membros inferiores. O sistema computadorizado gera pulsos elétricos de baixo nível transmitidos através de eletrodos de superfície que causam contrações coordenadas de músculos específicos dos membros inferiores. Os sensores fornecem um feedback contínuo para o computador que controla a sequencia destas contrações, bem como a resistência ao pedalar.

O equipamento tem como benefício aumento da força e resistência muscular, diminuição de espasmos musculares, melhora da circulação, aumento da amplitude de movimento, melhora da função cardiorrespiratória e redução da frequência de úlcera de pressão.

BALANCE

O Balance é um aparelho empregado para teste e treinamento de equilíbrio estático e dinâmico. Proporciona biofeedback visual em tempo real, que avisa aos pacientes sobre o controle apropriado de postura e equilíbrio.Este recurso oferece treinamento de equilíbrio similar ao de um jogo interativo, a fim de aumentar a interação e motivação do paciente.

Os resultados do teste podem ser comparados aos dados normativos que dependem da idade e do gênero para ajudar a identificar as pessoas com propensão a quedas.

O equipamento apresenta 12 níveis de controle de plataforma e inclui exercícios de propriocepção e estabilização, além de exercícios de deslocamento de peso.

NINTENDO WII E XBOX

O Nintendo Wii e o Xbox podem ser usados como recursos terapêuticos no ambiente de reabilitação, pois jogos interativos próprios para terapia fazem com que os pacientes se esforcem para executar bem as jogadas, aumentando, assim, a força muscular com consequente melhora dos movimentos,  aumento da amplitude de movimento dos membros superiores e inferiores e coordenação motora.

Além de estimular a atividade cerebral, os jogos favorecem o aumento da capacidade de concentração, melhora do equilíbrio, aumento da autoestima e estimulam estratégias para solução de problemas.

Os jogos podem ser empregados por mais de um usuário ao mesmo tempo, promovendo também a interação social.

TÁBUA DE ATIVIDADES DIÁRIAS

Visando simular atividades de vida diária, a tábua de atividades permite a realização de treino funcional de controle manual de situações cotidianas como apagar/acender a luz, abrir/ fechar torneira, fechaduras, trincos e cadeados.

É indicada para pacientes com alteração da coordenação motora.

IN MOTION

O In Motion Arm Robot é um equipamento aprovado pela Anvisa cuja eficácia vem sendo comprovada para a reabilitação do Membro Superior.

Fornece variáveis controladas (intensiva e reprodutiva) que favorecem a avaliação da eficácia do tratamento e produzem por parte do paciente um desempenho ativo, progressivo, desafiador e adaptativo. Permite trabalhar componentes motores tais como alcance, coordenação, precisão, destreza, estabilidade, seletividade, concentração e atenção.

Os pacientes indicados para terapia robótica com o In Motion Arm Robot são:

  • pacientes lesões neurológicas decorrentes de: Acidente Vascular Cerebral, Paralisia Cerebral, Lesão Medular, Traumatismo Crânio Encefálico, entre outras.

A Inclusão Digital tem como principal objetivo favorecer o uso do computador de modo independente pelo paciente.

Os pacientes submetidos a esta proposta são avaliados com o objetivo de identificar as limitações/barreiras que os impedem de utilizar ativamente este recurso, para favorecer acessibilidade necessária, estimulando os potenciais remanescentes, facilitando configurações e adaptações e o acesso da pessoa com deficiência à máquina.

Para tanto, usam-se softwares com recursos de acessibilidade e dispositivos de ajuda que possibilitem a inter-relação entre o sujeito e o computador, tais como acionadores e teclados adaptados, visando  estimular e/ou desenvolver habilidades, explorando os sistemas computacionais de modo acessível.

Dentre os recursos terapêuticos para adaptação, podem ser mencionados:

Teclado adaptado: teclado confeccionado com teclas maiores e coloridas para facilitar a visualização de vogais, consoantes, números e teclas funcionais. Podem ser utilizados em conjunto com a colmeia.

TECLADO COLMEIA

Colmeia: equipamento de acrílico sobreposto ao teclado com furos que direcionam a digitação para indivíduos com dificuldade de controle motor, evitando que escorregue os dedos para outras teclas.

Mouse adaptado: mouse desenvolvido para facilitar o acesso de portadores de deficiência física aos recursos de informática. Apresentam cinco teclas especiais, grandes e coloridas para as funções de clique, trava clique, duplo clique, tecla direita e trava scroll e roletes para movimentação do cursor nos sentidos horizontal e vertical. Este equipamento pode ser utilizado, tanto com as mãos, com os pés.

MOUSE ADAPTADO

Câmera mouse: este recurso associado a uma câmera e instalação de software permite controlar o ponteiro do mouse na tela do computador pela movimentação ativa da cabeça. Sendo indicado para pessoas que possuem controle apenas da movimentação cervical.

BIOFEEDBACK

Biofeedback pode ser definido como o processo de monitoramento de eventos fisiológicos em seres humanos, geralmente, por meio de equipamentos eletrônicos, com apresentação das informações na forma de sinais visuais e/ou auditivos, assim, possibilitando ao indivíduo autorregular uma função fisiológica, ou seja, exercer um controle voluntário sobre respostas fisiológicas específicas. Também permite que o indivíduo conscientize-se das funções e respostas de seu organismo, que comumente não seriam perceptíveis sem o uso de instrumentos próprios.

O ME6000 System é um equipamento que se baseia nos sinais da Eletroneuromiografia de superfície para avaliação e evolução da função muscular, condicionamento, reabilitação, treinamento de biofeedback e pesquisa científica.

No CRLM, este equipamento é usado para: reduzir atividade muscular “anormal” (espasticidades, tremor, sinergismos, etc.), restaurar/aprimorar o controle motor e a força muscular, modificar os padrões de movimento inapropriados, melhorar a propriocepção e promover a melhora no desempenho de atividades diárias e aumento da funcionalidade.

Para uso do equipamento, são indicados pacientes por Acidente Vascular Encefálico, Traumatismo Cranioencefálico, Lesão Medular, Polineuropatias, Paralisia Cerebral, entre outras.