[dt_sc_one_half first]

Lesão Encefálica

LEVE: grau de incapacidade leve, pacientes deambuladores, com movimentação seletiva que necessitam de melhora da coordenação fina, adequação de marcha ou treino de Atividades da Vida Diária (AVDs). Tempo de tratamento: 3 meses.

MISTO: grau de incapacidade moderado, pacientes deambuladores ou cadeirantes, podem apresentar paresia e plegias que necessitam de abordagem mais intensiva. Tempo de tratamento: determinado conforme discussão em equipe.

GRAVE: grau de incapacidade grave, pacientes com quadros motores/ cognitivos graves, com foco em avaliar e orientar a família intensivamente para os cuidados domiciliares. Tempo de tratamento: 3 meses.

Lesão Medular

 

Paraplegia: pacientes paraplégicos ou paraparéticos. O tempo de tratamento é determinado conforme discussão em equipe.

Tetraplegia: pacientes tetraplégicos ou tetraparéticos. O tempo de tratamento é determinado conforme discussão em equipe.

Geral

Atendimento de pacientes com doenças neurodegenerativas, polineuropatias e doenças reumatológicas de acometimento global e outras patologias em que sua incapacidade não se enquadra nos grupos específicos. O tempo de tratamento é de 4 meses.

Amputado

Membro Superior: pacientes com amputação de membro superior. O tempo de tratamento é determinado conforme discussão em equipe.

Membro Inferior: pacientes com amputação de membro inferior. O tempo de tratamento é determinado conforme discussão em equipe.

 

Infantil

Pacientes que apresentem lesões recentes, com prognóstico satisfatório.

Crianças de até 7 anos de idade: atendimento individual, com sequelas motoras. O tempo de tratamento é determinado conforme discussão em equipe. [/dt_sc_one_half][dt_sc_one_half ][dt_sc_titled_box type=”titled-box” title=”Grupos de Atendimento” icon=”fa-cogs” bgcolor=”” variation=”” textcolor=””]

Grupo de Estimulação Precoce – GEP

Neste grupo, estão incluídos os pacientes com faixa etária até 2 anos, que não tiveram contato com terapias anteriores. Os pacientes devem apresentar comprometimento no desenvolvimento neuropsicomotor.

Os pacientes deste modelo comparecem à instituição uma vez por semana, durante 12 encontros, sendo atendidos por equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados em enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Caso necessário, poderá ser acrescentado o atendimento da nutricionista.

Os atendimentos são realizados em dois pacientes por atendimento e com tempo de duração determinado. Todas as terapias iniciam-se e terminam juntas.

Os pacientes sem evolução recebem alta e pacientes com aquisição motora e que apresentarem critérios de elegibilidade, poderão ser incluídos em modelo infantil.

Grupo de Orientação Intensiva – GOI

Neste grupo, estão incluídos os pacientes sem prognóstico definido, que apresentam comprometimento motor com ou sem déficit cognitivo, com doenças neuromusculares, neurodegenerativas de sistema nervoso central e periférico, miopatias, lesões traumáticas, vasculares, neuropáticas, infecciosas, tumorais, congênitas, amputações, dentre outras.

Os pacientes deste modelo comparecem na instituição uma vez por semana, durante 4 encontros, e são atendidos por equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados em enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Caso necessário, pode ser acrescentado o atendimento da nutricionista.

Os atendimentos são realizados em 2 pacientes por atendimento e possui tempo de duração determinado. Todas as terapias iniciam e terminam juntas.

Os pacientes sem evolução recebem alta. Pacientes com aquisição motora e que apresentarem critérios de elegibilidade poderão ser incluídos em modelo infantil.

Grupo de Orientação Infantil – GO Infantil

Neste grupo, estão incluídos todos os pacientes com faixa etária de 0 a 7 anos que apresentam comprometimento motor com ou sem déficit cognitivo, com doenças neuromusculares, neurodegenerativas de sistema nervoso central e periférico, miopatias, lesões traumáticas, vasculares, neuropáticas, infecciosas, tumorais, congênitas, amputações, dentre outras.

Os pacientes deste modelo comparecem na instituição uma vez por semana, e são atendidos por equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados em enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Caso necessário, pode ser acrescentado o atendimento da nutricionista.

Os atendimentos são realizados em grupo de 4 pacientes por atendimento e possui tempo de duração indeterminado. Pacientes que apresentarem critérios de elegibilidade poderão ser incluídos em modelo infantil.

Grupo de Orientação Adulto – GO Adulto

Neste grupo, estão incluídos os pacientes que possuem acometimento de quadro motor e cognitivo, com malformação cerebral, acidentes vasculares, traumatismos crânioencefálicos, lesões traumáticas, infecciosas, tumorais, congênitas, degenerativas, doenças desmielinizantes e doenças vasculares.

Os pacientes comparecem na instituição uma vez por semana e são atendidos por equipe multidisciplinar composta por profissionais capacitados em enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Caso necessário, pode ser acrescentados atendimentos da nutricionista e fonoaudióloga.

Os atendimentos são realizados em grupo de 4 pacientes por atendimento e possui tempo de duração indeterminado. [/dt_sc_titled_box][/dt_sc_one_half]