Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

A Qualidade é um elemento diferenciador que contribui e estimula, de forma efetiva, a melhoria dos processos e a prestação da assistência à saúde.

A política de gestão da qualidade do Centro de Reabilitação Lucy Montoro tem o objetivo de avaliar, medir e readaptar, sistematicamente, os processos, de forma a garantir a melhoria contínua e segurança à assistência prestada.

Desde sua inauguração, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro busca a excelência na prestação dos serviços que fazem parte do Planejamento Estratégico da instituição. Para isso, é gerenciado, por meio de normas, procedimentos e protocolos padronizados, que agregam segurança, agilidade e eficiência ao atendimento.

No intuito de certificarmos nossa instituição, garantindo a qualidade de nossos serviços, convidamos a certificadora IQG – Instituto Qualisa de Gestão, empresa credenciada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, para realizar a avaliação dos nossos processos e fomos reconhecidos, como uma instituição qualificada e segura na prestação de cuidados aos pacientes.

A Acreditação pela ONA é uma certificação nacional, específica para estabelecimentos de saúde, que se dá em 3 níveis. O nível 3 confere à empresa o título de Acreditada com Excelência e significa que ela tem foco nos resultados e em melhoria contínua dos processos.

Prêmios e Certificados

Gestão de Segurança

A gestão dos riscos passa pela normatização preventiva, corretiva e contingente, ou seja realiza um estudo com o objetivo de prevenir o risco (para que ele não ocorra), corrigir o risco (para que não ocorra novamente) e agir imediatamente caso o risco ocorra, com base na política institucional, com os riscos (possibilidade de perigo, de que algo incerto ocorra) identificados e acompanhados com foco nos processos de trabalho (assistenciais, administrativos e de apoio).

Gerenciar os riscos compreende a identificação, análise e prevenção dos riscos clínicos (relacionados ao atendimento assistencial, ao cuidado com o paciente) e não clínicos (não relacionados ao atendimento assistencial, cuidado com o paciente).

Objetivos do Gerenciamento de Riscos:

  • Minimizar o risco do processo assistencial aos pacientes, familiares, colaboradores;
  • Promover um impacto positivo no cuidado dos pacientes e prevenir os incidentes/intercorrências com dano ao paciente, fortalecendo a cultura da segurança;
  • Estimular a análise de falhas e erros decorrentes da prática assistencial, focados na análise dos processos, identificando oportunidades de melhorias;
  • Identificação do risco do paciente, por meio da sinalização por cores; e
  • Orientação educativa por intermédio de banners.

Práticas de Segurança no Centro de Reabilitação Lucy Montoro:

  • Definição de protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e necessidades dos pacientes; e
  • Fluxo de atendimento às alterações de saúde.